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OBRAS IMPORTANTES DE GUIGNARD EM DESTAQUE
COM A ANÁLISE DO PROFESSOR PIERRE SANTOS
Cabeça de Cristo, década de 1930, R-063-00,ost, 40 X 33 cm.
Acredito que este seja o primeiro quadro de Guignard com o tema Cabeça de Cristo e duvido haja pintado outro antes, tendo feito dezenas deles posteriormente. Se formos procurar influência mais ou menos remota para esta pintura, encontraremos com certeza a arte de Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido por El Greco; particularmente, creio que a figura divina em “Distribuição da túnica dilacerada de Cristo”, obra certa vez citada pelo artista em uma conversa, sem dúvida está na raiz da presente figura. A expressão concentrada desse olhar a sugerir introspecção, com olhos que fitam o céu e o sublime, é algo marcado por inexplicável transcendência. Certamente, foi a cabeça de Cristo do citado quadro de El Greco que inspirou o tema usado pelo pintor brasileiro.
O colorido obumbrado com seus contrastes luminosos, recurso tão típico do barroco, é retomado aqui num sentido bem moderno, algo assim como neo barroquismo do século XX. Uma auréola sutil, cheia de laivos luminosos, contorna pela retaguarda a figura e, ao mesmo tempo em que põe em destaque a coroa de espinhos, empurra para a frente a cabeça com sua cabeleira e barba abundantes, as quais, por sua vez, contornam a alvura contrastante da face e do pescoço, tudo amparado pelo laranja da túnica – soluções de que os barrocos em geral e, em particular, El Greco, tanto gostavam – e aqui retomadas num sentido bem moderno, com o uso das quais nosso pintor, empregando sua visão, técnicas e maneira de ser, se colocou por inteiro nesta composição.
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