top of page
OBRAS IMPORTANTES DE GUIGNARD EM DESTAQUE
COM A ANÁLISE DO PROFESSOR PIERRE SANTOS
São Sebastião, 1962, 002-62 ,osm, 60 x 54 cm.
O último quadro com o tema de São Sebastião pintado por Guignard aconteceu em 1962, pouco tempo antes de sua morte. É o mais simples e despojado de todos, sem nenhuma referência paisagística e só se vê, já muito embaçados, dois soldados se afastando. O santo, com os braços para cima, contornando a cabeça, está amarrado a um tronco que por traz de seu corpo se esconde e se mostra. Nada mais há aí, a não ser um sol raivoso, vermelho, circundado por nuvens amarelas, que vem à tona esbravejar com veemência contra aquele descalabro. Só restam o sol e uma terrível solidão. Foi o quadro em que o mestre, estilisticamente falando, mais ousou, recorrendo à deformação expressiva típica do auge do Expressionismo após meados do século passado, com a finalidade precípua de destacar, com inteira evidência, o martírio do Santo o qual, de olhos arregalados, fitando-nos com amargura, esperando pelo pior.
Este São Sebastião foi doado à época ao Palácio da Liberdade. Recentemente, o Palácio foi transformado em museu após a mudança do governo para outro local. Como tal, hoje recebe a visitação do público para exibir a todos não só a história de nossa política desde a fundação da cidade, mas também a sua rica e importante coleção de arte, em cujo contexto a pintura de Mestre Guignard em foco, para usar uma expressão moderna significativa e bem popular, é a cereja do bolo.
bottom of page